Notícias - Educação

Alunos da Rede Municipal têm retorno presencial dia 20 de Setembro

Alunos da Rede Municipal têm retorno presencial dia 20 de Setembro

Rio Acima/MG – Após várias iniciativas e tratativas da Secretaria Municipal de Educação, que visam à segurança sanitária e à divulgação transparente dos protocolos para o funcionamento das Escolas Municipais para os pais e toda a comunidade escolar, a data para o retorno das aulas presenciais está definida. No dia 20 de Setembro de 2021 (segunda-feira), os estudantes regularmente matriculados nas instituições de ensino do Município, que tiveram o seu retorno autorizado pelo responsável, retornarão às atividades escolares presenciais, previstas para atender alunos do 1° e 2° Período do Ensino Infantil e 1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental I.

 

Para esclarecer aos pais sobre os protocolos para a retomada da educação presencial, aconteceram reuniões em cada uma das escolas e dentre os assuntos tratados estão: medição de temperatura dos alunos, distanciamento nas salas de aula, hora do recreio em formato rotativo, percentual parcial de alunos atendidos em cada sala de aula, uso correto e obrigatório das máscaras e higienização das mãos.

 

As equipes das escolas também receberam capacitação sobre os cuidados em tempos de Pandemia da Covid-19, no que se refere aos protocolos de higienização dos ambientes, o uso adequado de EPI (Equipamento de Proteção Individual) e sobre cuidados na manipulação dos alimentos. Tudo isso, conforme as orientações e recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar, no Retorno Presencial às Aulas, durante a Pandemia de Covid-19, publicação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

 

Além disso, a Secretaria Municipal de Educação divulgou a “Sugestão de Lista de Material Escolar” para os alunos que retornarão às aulas presenciais, pelo site oficial da Prefeitura de Rio Acima e pelo portal: www.educarioacima.com.br

 

Transporte Escolar  

Para garantir o distanciamento adequado, os veículos que realizam o transporte escolar municipal serão utilizados, com redução na capacidade de ocupantes. Além disso, os protocolos sanitários para higienização dos veículos do transporte escolar também terão atenção especial, para proporcionar mais segurança aos usuários.


Trilhas de Aprendizagem


Vale salientar que os estudantes que não terão o retorno das aulas presenciais seguirão com as atividades de reforço escolar, por meio dos exercícios disponibilizados aos alunos regularmente matriculados na Rede Municipal de Ensino, com conteúdo voltado para o contexto educacional de cada série, com as Trilhas de Aprendizagem do Portal da Educação de Rio Acima.   

 

 

 

 

Escolas Municipais passam por reformas para aulas presenciais

Adequações incluíram manutenções hidráulicas, elétricas, pintura e instalações de suporte para álcool, sabonete líquido e papel toalha

 

Rio Acima/MG – Com o retorno presencial das aulas, agendado para o dia 20 de Setembro, as Escolas Municipais passaram por diversas reformas pontuais, incluindo manutenções hidráulicas, elétricas, pintura e instalações de suporte para álcool em gel, sabonete líquido e papel toalha. Ao todo, seis escolas receberão os alunos na retomada das aulas presenciais em Rio Acima.

 

Na Educação Infantil, as escolas Professora Iraci José da Silva “Dona Ziza” e Prefeito Benedito Rodrigues dos Santos “Sr. Bené” passaram por essas adaptações. No Ensino Fundamental, as escolas: Henrique Lage, Terezinha da Silva Cosenza, Padre Osvaldo Carlos Pereira e Professora Esmeralda Aleixo receberam as mesmas adequações que estão em processo de finalização.


Dedetização e Desratização           


Além das intervenções já citadas, cada instituição contou com ações de higienização dos reservatórios, com limpeza e manutenção das caixas de água, dedetização e desratização dos ambientes que compõem cada equipamento educacional. As duas manutenções preventivas podem ser consideradas formas de controle de praga, com a finalidade de eliminar os focos, onde determinados insetos e ratos possam se desenvolver, e até mesmo eliminar os próprios agentes (moscas, baratas, escorpiões, entre outros).

 Dedetização e desratização na Escola Municipal Henrique Lage

 

 

loader