Notícias - Educação

Ensino remoto pela internet em pauta

Ensino remoto pela internet em pauta

Rio Acima – Diante das incertezas do cenário da Pandemia do Covid-19, que impossibilita o contato presencial entre alunos e professores, a Secretaria de Educação segue pesquisando, monitorando e avaliando opções que possam servir de suporte ao aprendizado dos alunos, como, por exemplo, a viabilidade de aulas on-line. Vale salientar que a Secretaria Municipal de Educação, no contexto de Pandemia, segue as orientações e diretrizes formuladas pelo Ministério da Educação, pela Secretaria Estadual de Educação e também pela Undime/MG (União dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais).

A Secretária de Educação, Vanessa Couto, explica que o portal de educação pode oferecer maior aproximação entre os alunos e professores, além de oferecer atividades mais diversificadas e interativas. “Esse portal de educação é composto por aulas interativas, jogos educacionais, atividades on-line, diário eletrônico, dentre outros serviços que irão proporcionar maior conforto aos pais e alunos, que podem agilizar de casa serviços que antes eram disponibilizados apenas na secretaria da escola”, explica.

É necessário ressaltar que há grande preocupação em atender todos os alunos matriculados na rede municipal de ensino. A população mais carente e os alunos com moradias situadas em zoneamentos rurais possuem menos acesso e têm qualidade limitada na transmissão de dados na web. Portanto, o perfil desses estudantes precisa ser levado em consideração, durante o planejamento e em todo o processo de implementação dessas atividades no âmbito digital.

 Fibra ótica nas escolas

Para acelerar a inclusão digital das crianças e adolescentes da Rede Municipal, a gestão atual planeja investir nas escolas, que terão a implantação de redes de fibra ótica, visando a uma melhor qualidade na internet, além de equipar as escolas com computadores e bibliotecas.

loader